quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Gabarito da prova objetiva do Exame de Ordem 2010 é republicado

          Um Comunicado foi publicado nesta quarta-feira (16 de fevereiro) pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para informar aos examinandos que realizaram a prova objetiva do Exame de Ordem 2010.3, no último dia 13, acerca da republicação do gabarito preliminar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
 

          A nota cientifica da ocorrência de erro material em alternativa apontada como a correta para uma das questões integrantes da prova e informa o gabarito correto da referida questão e suas respectivas correspondências em cada tipo de caderno de provas. Por considerar o erro sanável a qualquer tempo e do fato das provas ainda não terem sido corrigidas, a FGV afirmou que as correções ocorrerão com base no gabarito republicado.


          Em Mato Grosso 2884 candidatos se inscreveram para o Exame de Ordem, sendo 1745 em Cuiabá, 338 em Rondonópolis, 314 em Sinop, 172 em Barra do Garças, 121 em Cáceres, 144 em Tangará da serra e 50 em Diamantino.


           Todos os documentos relativos aos Exame de Ordem estão disponíveis no site da OAB/MT, no link “Para saber tudo sobre o Exame de Ordem”. Clique aqui para acessar a íntegra do Comunicado com o novo gabarito.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928

Os Livros São os Melhores Professores dos Acadêmicos de Direito



Melhorar a leitura

O profissional hoje vende conhecimento, não mais as suas horas. A estratégia mais rápida para adquirir conhecimento é a leitura.

Melhorar a leitura exige habilidade em vários fatores determinantes que influenciam diretamente na qualidade da leitura,  tais como; compreensão, velocidade, concentração, motivação e hábito de leitura. A técnica em si da leitura dinâmica muda os paradigmas de captação das informações - o leitor dinâmico apreende palavras, idéias, raciocínio. Isto propicia ao leitor, necessariamente, uma leitura mais rápida e com um grau de compreensão muito superior. Porém, caso o leitor seja dispersivo, não goste de ler ou não tem hábito de leitura, a técnica - mesmo já assimilada -não consegue melhorar a leitura tanto quanto o leitor almeja.

Pode-se melhorar a leitura assimilando-se técnicas de leitura dinâmica, memorização e estratégias de estudos. A leitura dinâmica melhora a qualidade da leitura (velocidade e compreensão). Já a retenção das informações dependerá das técnicas de memorização e das estratégias utilizadas para organizar o conhecimento. Um ponto-chave para que tudo isso funcione de modo eficaz, é o desenvolvimento da concentração.
O sucesso como acadêmico no curso de direito dependerá, na quase totalidade, da dedicação do aluno à leitura, aos livros.

Mas não se preocupe se você não é um aluno que lê muito, pois o mercado de trabalho na área jurídica é muito vasto, apesar de saturado, e com certeza, você poderá ter um escritório de advocacia como este da foto abaixo:

SEU FUTURO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA


Cálculo do IPTU (Teoria da Relatividade)

Sua casa vista por você

Sua casa vista pelo comprador

Sua casa vista pelo banco

Sua casa vista pelo avaliador

Sua casa vista pelo Departamento de Tributação da Prefeitura (IPTU)

Alunos do Nono Semestre da FAIS passam na Primeira Fase do Exame de Ordem

Quatro alunos do nono semestre do curso de Direito da Faculdade de Sorriso – FAIS passaram na primeira fase do Exame de Ordem da OAB, cujas provas foram realizadas no último domingo (13).

Os Alunos que conseguiram essa proeza foram RICARDO ADRIANO HAACKE, ALCIONIR PAULO SILVESTRO, JAURY TRINDADE CHALITO e RODRIGO CHIAPETTI.

Para que se tenha uma idéia do feito, 18 alunos do nono semestre se aventuraram no Exame de Ordem, atingindo um aproveitamento de 25% com as 4 aprovações (acima da média nacional), restando ainda um ano inteiro para que concluam o curso de Direito, sem se falar que o objetivo dos 18 aventureiros era ganhar experiência para quando fossem se submeter ao exame pra valer.

Deve-se destacar ainda a incrível marca de 69 acertos do acadêmico Ricardo Haacke, a quem tenho o prazer de ser orientador de sua monografia de conclusão de curso.

Aos que lograram êxito neste exame, meus sinceros parabéns e toda a torcida para a segunda fase. Aos que não conseguiram transpor essa etapa, perseverança, se prepararem com afinco para a próxima tentativa, desta feita, vitoriosa.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

OAB-MT estuda ADI contra lei que responsabiliza advogado por dívida

Brasília, 14/02/2011 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Mato Grosso estuda pedir que o Conselho Federal da OAB ingresse com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra uma lei estadual que fere as garantias constitucionais de imunidade e inviolabilidade do advogado no exercício da profissão. A Lei 9.226, de 22 de outubro de 2009 promoveu várias modificações ao texto da Lei 7.098, de 30 de dezembro de 1998 (a Lei do ICMS), dentre elas a incorporação de um parágrafo ao Art. 18-C, que responsabiliza solidariamente o advogado por dívida tributária de seu cliente, equiparando o advogado ao contabilista, administrador ou gerente da empresa.
O presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile Ribeiro, submeterá a proposta ao Conselho Seccional para votação e, em caso de aprovação, será encaminhado ao Conselho Federal, que tem a competência para propor a Adin.




Fonte: Informativo OAB

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Colocando o Blog pra desfilar


Tudo começou na madrugada do dia 08 para o dia 09 de fevereiro de 2011; coloquei o bloco na avenida virtual, criei coragem e vesti a fantasia.
É com muito prazer que faço minha iniciação como blogueiro, para poder divulgar vários trabalhos jurídicos, artigos meus, de vários autores, de acadêmicos da FAIS, notícias jurídicas, exercitar a veia humorística e divulgar vídeos, fatos e fotos pessoais, com destaque pela minha paixão pela pesca amadora.

A todos uma abraço e até as próxmas postagens.


WALTER RAPUANO