terça-feira, 5 de abril de 2011

ADVOGADO DE PRINCESA ISABEL PESCA PIRARUCU DE 2 METROS NO INTERIOR DE PERNAMBUCO

Dr. Rivaldo e o troféu

                   Parece história de pescador, mas na noite de 02/04, a equipe de pesca conhecida por EQUIPE ABBA, de Princesa Isabel, PB, no anzól do pescador Boka Loka, conseguiu uma proeza em São José do Belmonte, mas precisamente na Fazenda Icós.
Equipe ABBA (alusão à Piaba, peixe conhecido no Mato Grosso com Lambari) 

                   O pescador ferrou o bitelo (Pirarucu, Arapaima Gigas) com uma carretilha de perfil redondo, durante a noite, no rio Pajeú, afluente do Baixo São Francisco, no sertão de Pernambuco, a 100 Km de distância de Princesa Isabel, PB, cidade de origem dos pescadores. O objetivo era pescar Surubim, primo da Cachara e do Pintado.

                   Pescaram o maior peixe de escamas de água doce do mundo, com muita paciência e técnica, aliada a um bom equipamento. Os pescadores Dr. Rivaldo Rodrigues, Dr. Cicero Florentino, Beneildo Medeiros e  Marcos Lira, sentiram por longos minutos toda a força deste monstro, um Pirarucu de 105 quilos, medindo 2,15 metros de comprimento e de circunferência no dorso central 1,10 metros.

                   Dr. Rivaldo comentou que “depois desse agora eu posso ser chamado de pescador”, e que iria aposentar o equipamento com o qual pescou o Pirarucu, uma vara de 30 libras de 1,63 metros, uma carretilha perfil redondo, com linha 0,60 mm de 90 libras, anzol 6/0, encastor com fio de aço inox 1,3 artesanal, guardando-o como lembrança do troféu.


                 O Pirarucu é o maior peixe de escamas da Amazônia, podendo alcançar 3 m de comprimento e cerca de 200 kg de peso. É chamado de "bacalhau da Amazônia", pois sua carne salgada se parece com a do bacalhau verdadeiro. O índice de aproveitamento de sua carne é altíssimo, apresentando cerca de 60% do seu peso como filé.  É encontrado em vários açudes (lagos) e rios do Nordeste em razão da grande difusão de seus alevinos.

                   O Dr. Rivaldo (também conhecido como Boka Loka, ou Riva, para os mais chegados) foi o meu primeiro sócio em um escritório de advocacia (juntamente com Dr. Pedro Alessandro, vereador de Ipiranga do Norte) e mentor intelectual no início da minha carreira como advogado, em 1998. É o irmão mais velho que não tive!

                   No ano passado se candidatou a uma das vagas reservadas para advogados em razão do quinto constitucional do Tribunal de Justiça da Paraíba, obtendo expressiva votação, não logrando êxito, todavia, em compor a lista sêxtupla por ser advogado do interior, apesar de exímio orador, ótimo tribuno do Júri, e o melhor advogado previdencialista da região.
                   Eis o teor do email que o advogado-pescador me mandou:

OI CARA,
NUM GOLPE DE MUUUUUUUUUITA SORTE, SEU AMIGO AQUI CONSEGUI ESSA FAÇANHA.
FISGAR UM PIRARUCU DE 105 KG, EU DISSE CENTO E CINCO KILOGRAMAS, COM 2M14CM, DOIS METROS E QUATORZE CENTIMETROS, NA FAZENDA ICÓS DO AMIGO KEISON, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE BELMONTE, ONDE CRIA UM PLANTEL DE 20 ESPÉCIES DE PEIXES. FORAM LONGOS 20 MINUTOS DE MUITA FORÇA E, MODÉSTIA A PARTE, MUUUUUUUUITA TÉCNICA PRA NÃO DEIXAR O ANIMAL ESCAPAR.
VER A FERA.
INTÉ.
LOGO LOGO VOU PESCAR AI.
UM ABRAÇO.

             Modesto o menino heim!

             Mas está valendo!

VEJA MAIS FOTOS:




2 comentários:

Princesence disse...

Parabéns ao Dr. Rivaldo e companhia pelo trofeu.

Parabéns a Dr. Walter, que lá no Mato Grosso, exauta o pescador e o advogado.

Anônimo disse...

Sei não !

Essa estória de q pegou um peixão de mais de dois metros com um anzolzinho de menos de 4 centímetros tá mal contada !